LAGO DO JARDIM DAS COMUNIDADES EM ALMANCIL GANHA NOVA VIDA DEPOIS DE LIMPEZA PROFUNDA

03 de agosto 2021

Numa iniciativa de preservação e valorização ambiental, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo, na passada quinta-feira, 29 de julho, o enchimento do lago do Jardim das Comunidades, em Almancil, após limpeza e manutenção deste espaço.

A urgência em remover os muitos exemplares de espécies animais exóticas invasoras que viviam nestas águas, e que estavam a prejudicar o equilíbrio deste ecossistema, levou à necessidade de esvaziar o lago. Mas esta foi também uma oportunidade para se proceder a uma limpeza e uma regularização do seu fundo, despistar a existência de fugas de água e reformular o sistema de recirculação de água, medidas que deverão contribuir para melhorar a qualidade da água do lago.

De referir que a água que foi agora colocada provém de origens alternativas à rede de distribuição pública, numa lógica de promoção de medidas centradas na eficiência hídrica.

Neste momento está a ser produzida sinalética para colocar nas imediações do lago, com algumas indicações sobre os comportamentos que devem ser adotados na fruição deste espaço público para que os efeitos negativos de práticas que se verificaram no passado, tais como a introdução de achigãs e tartarugas nas águas do lago, sejam evitadas.

Espaço emblemático da vila de Almancil, o Jardim das Comunidades tem sido alvo de diversas intervenções com vista a melhorar a gestão integrada da água e da energia no local e potenciar alguns dos seus serviços ambientais, nomeadamente a sua capacidade para o sequestro de carbono. Pretende-se que este jardim seja um espaço verde urbano de referência, continuando a contribuir para a qualidade de vida de todos os que o visitam, melhorando a sua vivência neste local.

Relembre-se que esta ação integra o projeto de colaboração entre o Município de Loulé e a Universidade do Algarve, uma parceria alinhada com a política de ação climática e salvaguarda ambiental desta Autarquia.

Link da reportagem em: https://youtu.be/FIyu8JeaR18