Site Autárquico Loulé

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO ASSINALADO NO MERCADO DE PRODUTORES DE ALMANCIL

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO ASSINALADO NO MERCADO DE PRODUTORES DE ALMANCIL

Economia

13 de outubro 2021

Uma demonstração de receitas saudáveis, na próxima quinta-feira, 14 de outubro, é a proposta do Mercado Local de Produtores de Almancil para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Entre as 7h30 às 13h00, o Mercado que decorre junto à ASCA- Associação Social e Cultural de Almancil recebe esta iniciativa, inserida numa estratégia de valorização dos produtos locais, aliando também a aposta na promoção de hábitos para uma vida saudável, nomeadamente através de uma alimentação equilibrada e cuidada. Para tal, na confeção das receitas que poderão ser acompanhadas ‘ao vivo e a cores’ pelo público serão utilizados produtos da época, frescos, que fazem parte da dieta mediterrânica e que são vendidos no Mercado de Produtores de Almancil.

A ideia da ação passa ainda por promover a proximidade entre o produtor e o consumidor final - “do campo para a mesa” – minimizando o preço do produto final e a sua qualidade.

Esta sessão conta com a colaboração da Escola EB2,3 Prof. Dr. António de Sousa Agostinho de Almancil que irá realizar uma sessão de demonstração, pelas 10h30, pelos alunos dos cursos CEF de Mesa e Bar e Cozinha.

Refira-se que este será mais um dos momentos inseridos no ciclo de ações de demonstração e práticas relacionadas com as temáticas do mercado dedicadas às frutas, legumes, produtos agroalimentares e artesanato.

O Mercado de Produtores de Almancil é uma iniciativa do Município de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Almancil e as empresas municipais Infraquinta e Infralobo, destina-se à comercialização da produção local pelos agricultores e transformadores, contribui para a viabilização de cadeias curtas agroalimentares e para estimular a economia de proximidade, reter valor e população no território e simultaneamente aproximar produtores de consumidores, reforçando a autonomia e sustentabilidade das comunidades.