Site Autárquico Loulé

V ENCONTRO DAS EQUIPAS DE VIGILÂNCIA E PRIMEIRA INTERVENÇÃO DO CONCELHO DE LOULÉ

V ENCONTRO DAS EQUIPAS DE VIGILÂNCIA E PRIMEIRA INTERVENÇÃO DO CONCELHO DE LOULÉ

Proteção Civil

08 de junho 2022

Na Unidade Avançada de Proteção Civil em Vale Maria Dias

A nova Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, em plena Serra do Caldeirão, acolheu o V Encontro Municipal de Equipas de Primeira Intervenção do Concelho de Loulé, iniciativa promovida pela Câmara de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança e Florestas.

Trata-se de um evento inserido no âmbito das medidas preventivas municipais a adotar no que concerne ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, decorrendo numa fase preparatória do período crítico dos incêndios.

O objetivo foi criar um momento de partilha de conhecimentos, informação, sensibilização e articulação entre todos os agentes de proteção civil e participantes detentores dos Kits de primeira intervenção, que concorrem para este desígnio nacional que é a prevenção e proteção das áreas rurais.

Na atividade estiveram presentes cerca de 50 participantes, entre eles representantes das juntas de freguesias, das associações e clubes de caçadores, equipa de sapadores da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, GNR-UEPS, e as equipas municipais de intervenção florestal e Sapadores Florestais de Loulé.

Segundo os responsáveis autárquicos, pretende-se dar continuidade a estes encontros, uma vez que contribuem pela positiva para uma maior disponibilidade e cooperação de todos os agentes de proteção civil, juntas de freguesia, associações e clubes de caça durante a época dos incêndios rurais, servindo também para assinalar início da época de vigilância florestal no Município de Loulé.