Site Autárquico Loulé

ESCASSEZ DE ÁGUA FOI TEMA DE DEBATE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LOULÉ

ESCASSEZ DE ÁGUA FOI TEMA DE DEBATE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LOULÉ

Ambiente

16 de novembro 2022

A Casa do Povo de Alte recebeu no passado sábado uma sessão extraordinária temática onde esteve em foco o problema da escassez de água. Numa altura em que se colocam muitos desafios à região, mas também incertezas, esta iniciativa teve em vista esclarecer os cidadãos, dar a conhecer o trabalho realizado pela Autarquia e promover o debate em torno de soluções que promovam a sustentabilidade e eficiência hídrica.

A sessão contou com apresentações de entidades convidadas, Agência Portuguesa do Ambiente, Águas do Algarve e Plataforma Água Sustentável, que trouxeram importantes contributos técnicos ao debate. Para além da intervenção do público, também os grupos parlamentares deram as suas ideias e sugestões numa sessão bastante participada.

Pela voz de Vítor Aleixo foi feita uma radiografia do trabalho desenvolvido no seio da Câmara de Loulé em relação à forma como é gerida a água, em consonância com a sua política para o ambiente.

O autarca falou do problema da escassez de água como um dos aspetos da crise climática e realçou o relevante enquadramento da política municipal, nomeadamente através do Plano Municipal de Ação Climática de Loulé e do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca de Loulé, este último aprovado no passado mês de agosto. “O Município de Loulé já estudou, já caracterizou e já sabe os recursos que tem à sua disposição para que, em período crítico no que diz respeito à disponibilidade de água, possa fazer face a este grande problema”, assegurou.

De entre as medidas incorporadas nestes documentos, o autarca elencou algumas linhas de orientação do trabalho, que passam, por exemplo, por condicionar o consumo de água nos espaços verdes e a utilização da água nos equipamentos desportivos ou utilizar fontes alternativas para a rega de jardim e lavagem de ruas.

Também o protocolo para redução temporária nos “grande consumidores”, a redução da pressão na rede, o planeamento de abastecimentos alternativos no combate ativo às perdas de água ou a melhoria das infraestruturas de abastecimento de água, como é o caso do investimento previsto no PRR referente à criação de uma central de dessalinização, fazem parte deste conjunto de medidas para fazer face aos problemas da escassez hídrica.

O Município está também a promover a revisão do modelo tarifário/sistema de faturação, por forma a que, quem mais consome pague mais, assim como a criar reservas estratégicas de água.

No que toca aos indicadores de desempenho ERSAR, o concelho consegue ter uma boa avaliação nas zonas geridas pelas empresas municipais, mas Loulé tem agora um grande desafio que é “transpor o conhecimento adquirido ao longo dos anos no litoral e aplicar no restante território do concelho” em termos da água não faturada, que é de 35,2% no concelho de Loulé, um valor acima da média nacional (28,7%). Renovar os contadores, fiscalizar os usos ilícitos e analisar os consumos próprios, criar zonas de medição e controlo, aplicando dispositivos que são capazes de detetar fugas e identificar zonas são alguns dos projetos para reverter estes números.

A tónica também foi colocada no problema que constitui a agricultura de regadio como principal consumidor de água no Algarve. “As entidades públicas continuam a licenciar despedregas e desmatação de vastíssimas áreas com centenas de hectares. Isto não pode continuar, já não temos água para alimentar a agricultura que temos. Temos que parar o aumento das áreas de regadio da monocultura, agricultura intensiva. Temos que erguer a nossa voz para protestar contra esta situação”.

Pedro Coelho, da Agência Portuguesa do Ambiente, trouxe alguns elementos ao plenário, nomeadamente um enquadramento da disponibilidade de águas subterrâneas e superficiais no concelho de Loulé e na região, os principais instrumentos ao serviço da boa gestão da água e as medidas de contingência para seca. “Nos últimos 20 anos, temos 6 dos 10 anos mais secos de sempre, mas desde 2015 estamos com anomalias negativas, com défices de precipitação. No Algarve o problema ainda é mais gravoso”, alertou.

Por seu turno, António Eusébio, das Águas do Algarve, sublinhou que “a escassez de água no Algarve é um problema estrutural e não temporário”. Este responsável falou das submedidas do PRR para este eixo da água, no valor de 143 milhões de euros: promover a utilização de água residual tratada para reutilização, aumentar a capacidade disponível e resiliência das albufeiras/sistemas de adução em alta existentes, reforçar com novas origens de água e promover a dessalinização de água do mar.

Um conjunto de cidadãos e associações como a Almargem integram a Plataforma Água Sustentável, criada num contexto de preocupação com esta problemática. Em sua representação, Lídia Brás foi mais uma das vozes nesta Assembleia a expor a emergência do problema de falta de água: “Estamos numa situação muito grave que é reconhecida mundialmente”, considerou, apontando a conjugação do clima, com a água disponível e o consumo como geradora da situação atual. No entanto, para Lídia Brás, a captação da água no Guadiana ou a tão falada dessalinização não são soluções, apontando a necessidade de apostar na conservação do solo, na reflorestação com espécies endémicas e resilientes e na promoção de pequenas provisões de água sobretudo na zona da serra.