Site Autárquico Loulé

BIBLIOTECA MUNICIPAL SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN ASSINALA DIA MUNDIAL DA POESIA

BIBLIOTECA MUNICIPAL SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN ASSINALA DIA MUNDIAL DA POESIA

Cultura

20 de março 2023

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, que se assinala esta terça-feira, 21 de março, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, promove, pelas 21h00, o Recital/Musical de Poesia "Como se Desenha Uma Casa", por Pedro Lamares e Rui David.

O último livro de poemas de Manuel António Pina lança a escada: como se desenha uma casa? Desenha-se de amigos, ideias, poemas, utopias, música, vinho. Desenha-se a casa dentro e fora de casa. Na casa cidade, na casa de afetos, na casa que desejamos de encontro às cores do mundo porque é assim que o queremos habitar. Como “aos amigos” de Herberto Hélder”, “não os chamo e eles voltam-se profundamente dentro do fogo. Temos um talento doloroso e obscuro. Construímos um lugar de silêncio, de paixão”. Trata-se de um espetáculo de cumplicidades artísticas, humanas e sociais.

Jornalista de formação e músico de vocação, Rui David traz canções do seu álbum de estreia (contraluz) onde se encontram temas que lhe foram oferecidos por Jorge Palma, Manuel Cruz ou Carlos Tê, e traz também clássicos dos cancioneiros em língua portuguesa, como o Zeca Afonso, o Chico Buarque, entre outros. Poemas, canções e histórias partilhadas por dois amigos de há 25 anos, a desenharem uma casa num tempo em que os abraços são feitos de olhos, cotovelos e palavras, longe dos braços.

Esta iniciativa destina-se a maiores de 16 anos e terá a duração de 60 minutos.