Site Autárquico Loulé

OS BESTEIROS DO CONTO NO ALGARVE E O CASO PARTICULAR DE LOULÉ EM CONFERÊNCIA

OS BESTEIROS DO CONTO NO ALGARVE E O CASO PARTICULAR DE LOULÉ EM CONFERÊNCIA

Cultura

13 de novembro 2023

Leandro Ferreira apresenta “Os besteiros do conto no Algarve e o caso particular de Loulé (séculos XIV-XV)”, mais uma conferência integrada no ciclo “LOULÉ na linha do tempo”, que acontece no próximo sábado, 18 de novembro, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães.

Este trabalho irá abordar os besteiros do conto na organização militar medieval portuguesa, nomeadamente o modo como a Coroa portuguesa desenvolveu a sua organização e promoveu a afirmação desta singular milícia no contexto da hoste régia.

Se é verdade que, em inícios do século XV, este corpo militar contabilizava cerca de 5000 combatentes espalhados por todo o território português, esta conferência apontará para as anadelarias distribuídas pelo Algarve, em particular para a de Loulé. Sendo o conto de Loulé implementado ainda durante o reinado de D. Afonso IV, isto significa que a cidade algarvia representa uma das primeiras unidades de recrutamento criadas em todo o reino.

Leandro Filipe Ribeiro Ferreira é doutorando em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas publicações são focadas nas áreas da guerra, economia e sociedade em Portugal (séculos XIII-XV), com particular destaque para a sua dissertação de mestrado (2015), intitulada “De homens-comuns a força de elite: os besteiros do conto em Portugal na Idade Média (1385-1438)” e galardoada, em 2016, com o “Prémio Jovens Investigadores Associação Ibérica de História Militar – Banco Santander Totta”.