INTERVENÇÃO ADAPTA ESTÁDIO MUNICIPAL DE LOULÉ AOS EFEITOS DE ILHAS DE CALOR URBANO

08 de fevereiro 2024

Ao abrigo de uma candidatura ao REACT-EU/2021 do Programa Compete 2020, o Estádio Municipal de Loulé foi alvo de uma intervenção tendo em vista a adaptação deste espaço aos efeitos de ilha de calor urbano.

O projeto “Adaptação aos efeitos de Ilha de Calor Urbano - Estádio Municipal de Loulé” que se desenvolveu naquela que é das principais instalações desportivas municipais passou pela plantação de 197 árvores e arbustos que permitirão aumentar o conforto microclimático, visual e acústico de todo o espaço intervencionado. Foram privilegiadas espécies autóctones e/ou adaptadas às condições edafoclimáticas locais, nomeadamente alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, entre outras.

A intervenção, realizada numa área de 3 405,96 m2, incluiu ainda a beneficiação e instalação de sistemas automáticos de rega, limitados à área mínima indispensável, e a implementação de soluções de aproveitamento de águas pluviais e recurso a outras origens de água que não a rede pública de abastecimento, promovendo uma gestão hídrica mais eficiente e sustentável

De referir que as árvores e vegetação aqui colocadas irão fornecer sombra, permitirão criar humidade atmosférica e funcionarão ainda como sumidouros de CO2, tornando o espaço mais agradável do ponto de vista visual e de usufruto pela cor e estabilidade ao nível do conforto térmico. É também valorizada a biodiversidade.

A população passará agora a poder desfrutar de um espaço mais aprazível em pleno centro urbano, já que a falta de sombreamento e de área verde em torno do Estádio Municipal de Loulé não oferecia condições para que os habitantes da cidade (nomeadamente das freguesias de S. Clemente e S. Sebastião), mas também visitantes e atletas, pudessem fruir do espaço, sobretudo em horários de elevadas temperaturas.

Sublinhe-se que este é um projeto financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19, no âmbito do Programa COMPETE 2020- REACT-EU.

Multimédia0

Multimédia1Multimédia2