Site Autárquico Loulé

INTERVENÇÃO ADAPTA ESTÁDIO MUNICIPAL DE LOULÉ AOS EFEITOS DE ILHAS DE CALOR URBANO

INTERVENÇÃO ADAPTA ESTÁDIO MUNICIPAL DE LOULÉ AOS EFEITOS DE ILHAS DE CALOR URBANO

Ambiente

08 de fevereiro 2024

Ao abrigo de uma candidatura ao REACT-EU/2021 do Programa Compete 2020, o Estádio Municipal de Loulé foi alvo de uma intervenção tendo em vista a adaptação deste espaço aos efeitos de ilha de calor urbano.

O projeto “Adaptação aos efeitos de Ilha de Calor Urbano - Estádio Municipal de Loulé” que se desenvolveu naquela que é das principais instalações desportivas municipais passou pela plantação de 197 árvores e arbustos que permitirão aumentar o conforto microclimático, visual e acústico de todo o espaço intervencionado. Foram privilegiadas espécies autóctones e/ou adaptadas às condições edafoclimáticas locais, nomeadamente alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, entre outras.

A intervenção, realizada numa área de 3 405,96 m2, incluiu ainda a beneficiação e instalação de sistemas automáticos de rega, limitados à área mínima indispensável, e a implementação de soluções de aproveitamento de águas pluviais e recurso a outras origens de água que não a rede pública de abastecimento, promovendo uma gestão hídrica mais eficiente e sustentável

De referir que as árvores e vegetação aqui colocadas irão fornecer sombra, permitirão criar humidade atmosférica e funcionarão ainda como sumidouros de CO2, tornando o espaço mais agradável do ponto de vista visual e de usufruto pela cor e estabilidade ao nível do conforto térmico. É também valorizada a biodiversidade.

A população passará agora a poder desfrutar de um espaço mais aprazível em pleno centro urbano, já que a falta de sombreamento e de área verde em torno do Estádio Municipal de Loulé não oferecia condições para que os habitantes da cidade (nomeadamente das freguesias de S. Clemente e S. Sebastião), mas também visitantes e atletas, pudessem fruir do espaço, sobretudo em horários de elevadas temperaturas.

Sublinhe-se que este é um projeto financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19, no âmbito do Programa COMPETE 2020- REACT-EU.

Multimédia0

Multimédia1Multimédia2