JORNAIS E REVISTAS ONLINE PASSAM A SER GRATUITOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

18 de janeiro 2022

Plataforma PressReader

A partir desta terça-feira, 18 de janeiro, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen de Loulé vai passar a disponibilizar a todos os utentes o acesso gratuito a jornais e revistas online, numa iniciativa da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em concertação com a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).

O serviço PressReader constitui uma plataforma digital que dá acesso a mais de 7.000 publicações nacionais e estrangeiras que, através deste serviço inovador e gratuito, podem ser lidas no momento ou descarregadas para uma leitura posterior.

Distribuída em Portugal pela WECUL, esta plataforma disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de uma interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria.

O acesso à PressReader é possível de várias formas, com as credenciais de utilizador da biblioteca. Na Biblioteca de Loulé os leitores deverão solicitar uma palavra passe aos serviços através de biblioteca@cm-loule.pt ou 289 400 850. A Biblioteca indicará depois todos os passos para aceder à PressReader.

Refira-se que este é um investimento partilhado pelos municípios, totalizando cerca de 20 mil euros. Tal como os restantes autarcas, Vítor Aleixo enaltece esta iniciativa enquanto instrumento fundamental para o acesso à informação e conhecimento: “A plataforma PressReader vem reforçar o conjunto de serviços que a Biblioteca Municipal de Loulé já disponibiliza aos seus utentes e, neste caso, é particularmente importante para que a população possa aceder a um número substancial de jornais e revistas. A leitura de periódicos está agora à distância de um click, sem qualquer custo acrescido para os nossos leitores e, nesse sentido, é também mais um estímulo para promover a leitura junto da população”, considera o edil.